Dedicação. Mais do que em qualquer momento de nossas vidas, testamos nossos limites. Equilibramos-nos entre estudar e viver. Aos que não sabem, são opostos. Quem dera todo dia fosse um primeiro dia de aula. Velhas pessoas novas, sorrisos naturais, bom dias entusiasmados, dúvidas, perguntas, força, dedicação máxima, inicio de uma rotina.
Quem nunca quis realmente passar no vestibular não sabe como é, bem mais difícil do que vencer qualquer Big Brother… é um confinamento real, liberdade condicional, câmeras por toda parte, ordem,BDO’s, provas, comunicados,livro preto e todo tipo de repressão, por horas necessidades de um líder, risos, brincadeiras, aprendemos com a necessidade de viver dentro de sala.Como andróides, fomos programados para sermos COMPLETOS, esqueceram que somos apenas jovens.
Fora do confinamento, tivemos amigos que nos apoiaram. Alguns que nos desvirtuaram e tivemos a figura dos pais. Como eles são únicos. Em um momento apóiam, dão colo, dizem que entendem como é difícil. Em outro dizem que não fazemos mais do que nossa obrigação, já que só estudamos.Ora dizem que tem certeza que iremos passar, em outra, não passar não é o fim do mundo. Acho que é por tentar dar o apoio integral à nós que eles se tornam um pouco insanos.
Até que chega a hora da pseudoverdade, a hora que você é posto numa sala com concorrentes, em um momento de gladiar com você mesmo a procura de tudo que estudou, de todas as aulas, de todas as memórias. Após todas provas, saímos como um lutador que acaba de sair de uma grande batalha. Agora vivemos esperando os resultados, esperando o que conspiram para o nosso futuro que nunca esteve tão incerto.
Mas uma coisa é certa, fizemos nossa parte e apesar dos resultados valeu a pena. Vivemos. Nos conhecemos. Fomos sinceros. Quando tivemos que estar unidos, estivemos.
Olhe em frente, formando, escola é algo do passado, da onde levará apenas lembranças, saudades, amigos, sabedoria, aprendizagens e mais que tudo orgulho de ter conseguido com seus próprios pés passar por todo esse longo caminho. Aproveite sua nova fase, saiba seguir em segurança. Acredite sempre no seu potencial, nunca abaixe a cabeça. Siga conquistando novos objetivos, os méritos são seus e o sabor da vitória é inesquecível.
Nos vemos pela vida. Torço por todos vocês, os que seguirão ao meu lado, e os que não. Desejo toda a sorte e força do mundo.
Texto de Thiago Antunes - Colação Colégio Martins - 17 de Janeiro de 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário